segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

QUEM SOMOS

A Associação VIAGEM DE VOLTA é uma Instituição sem fins lucrativos dedicada ao tratamento da toxicodependência.

Esta comunidade terapêutica surge, como uma alternativa válida para o combate à toxicodependência, possibilitando que um indivíduo isolado face ao meio envolvente, possa interligar-se a outros indivíduos em grupos comunitários com redes de relacionamento, potenciando, com o intercâmbio de experiências e conhecimentos adquiridos, a redescoberta da sua própria vida.

 HISTORIAL

A Associação foi criada em 1998, por iniciativa do Presidente Vítor David e Vice-presidente Sónia David.

Foi adquirida uma quinta em S. Mamede que viria a ser a Comunidade Terapêutica da Viagem de Volta.

Sendo que, inicialmente existia somente o edifício da casa, ao longo dos anos a Associação foi crescendo e demonstrando o seu importante papel no desenvolvimento social.

Esta evolução foi realizada devido ao empenho de toda a equipa terapêutica, com o trabalho dos utentes em programa desde então.

Actualmente além da casa mãe, existem outras infra-estruturas, que foram criadas de forma, a possibilitar a entrada de mais utentes que nos procuram, mas também para proporcionar bem-estar e conforto aos utentes, sendo usado este trabalho como actividades ocupacionais.

CRONOLOGIA

1998            Aquisição da Quinta em S. Mamede – Bombarral, pelo Presidente Vítor David e Vice-Presidente Sónia David.

1998            Constituição da Associação denominada Viagem de Volta, Instituição particular sem fins lucrativos, registada de acordo com o artigo 57º, Dec. Lei n.º 16/99 de 25 de Janeiro, por despacho de 25/10/2000.

1999            Constituição do corpo Técnico e Clínico.

2000            Atribuição à Instituição, Licença de funcionamento pelo SPTT.

2002            Celebração da convenção entre as entidades designadas por SPTT e Instituição respectivamente, de acordo com o despacho conjunto da Presidência do Conselho de Ministros e do Ministro da Saúde n.º 261/A/99, de 24 de Março, publicado no suplemento do Diário da republica IIª Série n.º 70. Com a atribuição à Instituição de 7 (sete) camas convencionadas.

Sem comentários: